POPULIS - Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 20/05/2021 - 10:21
Última modificação: 20/05/2021 - 10:21

O Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular Imagem e Som-POPULIS-INHIS-UFU manteve suas principais atividades e projetos entre 2013-2016, procurando consolidar seus vínculos com a sociedade e com os cursos de graduação e pós-graduação em História. Funcionando no novo espaço físico no bloco 5M, 3º piso, as metas propostas buscaram ampliar a integração de discentes da graduação e pós- graduação às atividades e projetos do Núcleo, buscando fomentar a produção de novos projetos e intenções de pesquisa na área da história das mídias e da cultura popular. As atividades realizadas objetivaram a integração de seus pesquisadores nestes 3 níveis, junto ao Programa de Pós-Graduação em História, além de atrair demais interessados da comunidade externa para a linha de pesquisa História e Cultura, por meio de Projeto de Pesquisa financiado pela FAPEMIG, em sua segunda fase, conclusão do Programa de Iniciação Científica-BIC Júnior do CNPq, com bolsistas do ensino médio, Projeto Clube do Filme, etc.

NEPHISPO - Núcleo de Estudos em Pesquisa e História Política

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 20/05/2021 - 10:18
Última modificação: 20/05/2021 - 10:19

O NEPHISPO tem como objetivo compreender as relações entre racionalidades, sentimentos e sensibilidades na história. Elegendo esta problemática como eixo abre-se para temáticas e temporalidades variadas, relevantes para o entendimento da modernidade e dos modos de subjetivação. Parte da constatação inicial da impossibilidade de se compreender a história e as relações de poder/submissão sem se levar em conta a presença e a gestão dos sentimentos e das paixões sociais, assim como a intervenção de motivações a um só tempo conscientes e inconscientes nas ações humanas. A consideração da história como campo de exercício privilegiado da razão e da construção de racionalidades revela-se insuficiente, merecendo novas pesquisas atentas às estratégias que se estruturam imbricadas em afetos e sensibilidades. Compreender as relações de poder considerando-se a articulação entre as representações voluntárias e conscientes e aquelas mais ou menos difusas (e que devem precisamente a este caráter difuso sua duração e eficácia), os sentimentos e os processos mentais socialmente compartilhados, a sedução de pensamentos e ideologias solidamente estruturados, o papel da linguagem e da narrativa, bem como as diferentes maneiras de constituição da subjetividade. Interessa-nos igualmente a discussão das relações entre política e estética, compreendida esta última no sentido de que experimentamos a vida e as relações com os outros, a alteridade e as subjetividades sempre sob uma forma específica. Formas que carregam historicidade e pretensão à duração, muitas vezes dando a impressão de atemporalidade. As formas históricas não são da ordem do estritamente racional e muito menos restritas ao campo artístico: um sentimento coletivo, um pensamento político ou um movimento social exprimem-se através de formas tanto quanto um conceito ou um fato. Elas constituem processos que formam, informam, deformam, reformam, conformam e transformam incessantemente aquilo que representam.

NEGUEM - Núcleo de Estudos de Gênero

por Portal PPGHI
Publicado: 18/05/2021 - 16:49
Última modificação: 20/05/2021 - 10:11

O Núcleo de Estudos de Gênero – NEGUEM tem como programa uma atuação efetiva junto à Comunidade e às Universidades desde 1992. Abriga linhas de pesquisas em caráter interdisciplinar, promove palestras, cursos, grupos de estudos; seus integrantes promovem e participam de Congressos e Seminários, entre outras atividades acadêmicas de pesquisa e extensão na área dos Estudos Feministas e de Gênero. Os integrantes desenvolvem pesquisas que enfocam a história, a política, a sexualidade, a violência, a educação, a sociabilidade, a alimentação, a produção, o trabalho, as dimensões de classe, raça, gênero, geração, entre outras abordagens possíveis no campo das ciências humanas e sociais.

Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH)

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 22/10/2020 - 09:54
Última modificação: 15/03/2021 - 14:40

O Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História – LEAH é um órgão do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia cuja finalidade é promover a reflexão teórica, a pesquisa e a experimentação de metodologias de ensino de História, integradas a projetos de extensão desse Instituto. Desde sua criação, em 1982, o LEAH vem desenvolvendo várias atividades voltadas ao aprimoramento da qualidade do ensino de História, acompanhando o desenvolvimento deste nas escolas de Ensino Fundamental e Médio em Uberlândia e Região. O Laboratório tem procurado promover a organização de um acervo que ofereça subsídios teórico-didáticos para a realização de atividades de extensão e ensino. Como meta voltada à pesquisa, procura divulgar a produção acadêmica, relativa ao conhecimento histórico e às suas formas de ensino-aprendizagem. Além de estimular a reflexão acerca das dificuldades e avanços das práticas pedagógicas do ensino de História, busca, igualmente, atender as demandas que se evidenciam 'nas artes do ofício' do historiador-professor. Nesta perspectiva, a equipe do LEAH busca a atualização, o aprofundamento, a discussão e a divulgação de questões pertinentes ao ensino de História. Através de seus projetos, o LEAH promove a aproximação da Universidade com as instituições de ensino básico, principalmente as públicas, e implementa a interação entre ensino, pesquisa e extensão.

Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1H - Sala 1H 38B
Tópicos: 

Laboratório de História da Ciência e História Ambiental - LABCIAMB

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 22/10/2020 - 09:52
Última modificação: 19/03/2021 - 13:52

O Laboratório de História da Ciência e História Ambiental (LABCIAMB), criado em 2012, e coordenado pelos docentes do Instituto de História, Prof. Dr Marcelo Lapuente Mahl e prof. Dr Jean Luiz Neves Abreu, tem como objetivo principal desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas à história da Ciência e História Ambiental. Apesar de serem áreas distintas, ambas  têm em comum o caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas, a filosofia, as ciências da natureza, dentre outras. Além disso, compartilham de algumas problemáticas comuns, a exemplo da relação entre ciência, natureza e sociedade, a compreensão das técnicas e sua influência na transformação do mundo natural. O laboratório se insere também nas atividades do Programa de Pós-Graduação em História, a partir de orientações de projetos que dialogam com a ciência e o meio-ambiente, com múltiplos enfoques e abordagens, dentre eles a problemática da natureza e da ciência no território.

O Laboratório tem como seus principais objetivos: I. agregar docentes do Instituto de História e de outros institutos que possuam interesses voltados para essas áreas de conhecimento II. Contribuir para a formação discente no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação em História; III. Reunir e organizar acervos locais ligados às temáticas da ciência e o meio-ambiente IV. Promover cursos e outras ações ligadas ao ensino da História da Ciência e História Ambiental V. Desenvolver ações de extensão, procurando estabelecer um diálogo entre as temáticas dessas áreas do conhecimento e a sociedade. Atualmente localizado no bloco 5M, o laboratório também contribui com sua estrutura física e equipamentos para as pesquisas da Pós-Graduação.

 

Projetos já  desenvolvidos no âmbito do laboratório

  • Projetos de nação na Primeira República: natureza, política e sociedade
  • O Brasil visto de fora: política e ciência nas páginas da National Geographic Magazine (1888-1945)
  • Homens, plantas e animais: história ambiental durante a expansão econômica Paulista (1900-1930)

 

Projetos em andamento

  • Observatório do desenvolvimento sustentável, saúde e meio -ambiente em Uberlândia e região
  • Entre remédios e feitiços: políticas de saúde e práticas de cura em Minas Gerais em perspectiva comparativa (1890-1930)- FAPEMIG
  • O Brasil nas revistas da National Geographic (1888-2000)- FAPEMIG
  • Mediação cultural em arquivos: práticas e experiências de formação
Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1H - Sala 1H48
Tópicos: 

Laboratório de História do Trabalho, da Educação e da Violência - LAHTEV

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 22/10/2020 - 09:45
Última modificação: 26/03/2021 - 07:33

Sobre Laboratório:

O Laboratório de História do Trabalho, da Educação e da Violência, LAHTEV, parte integrante do Instituto (INHIS) e do programa de pós-graduação em História (PPGHI), da Universidade Federal de Uberlândia, foi aprovado e registrado por meio da RESOLUÇÃO Nº 1/2019, do CONSELHO DO INSTITUTO DE HISTÓRIA, em 19 de setembro de 2019. Desde então, coordenado pelo Prof. Dr. Deivy Ferreira Carneiro, tem-se nesse registrado atividades de pesquisa, acervos de documentação e entrevistas com renomados/as intelectuais atuantes na área da História Social.

O laboratório também conta com um canal no Youtube no qual divulga suas atividades e recebe convidados

http://www.youtube.com/c/lahtevufu

Os projetos que se desenvolvem no Laboratório contemplam uma ampla gama de temas nas áreas da história, sociologia, educação, direito, entre outras. Esses se relacionam na dimensão das experiências, das condições sociais, dos modos e visões sobre o mundo, sobre o trabalho, sobre a violência e sobre a educação. Entre os temas de pesquisa encontram-se perspectivas, consensos e conflitos em relação à cidade, ao patrimônio cultural e às classes sociais.

Entre orientações diversas no tratamento das fontes, dos dados e das evidências materiais, a Micro-História e a História Oral têm destaque entres os trabalhos orientados. As metodologias e as perspectivas teóricas se embasam no materialismo histórico dialético e na história social de matriz inglesa e Italiana.

Dentre as referências bibliográficas constam nomes como E. P. Thompson, Raymond Williams, Victor Kiernan, György Lukács, Carlo Ginzburg, Giovanni Levi, Francesca Trivellato, Simona Cerutti, Maurizio Gribaudi, Norbert Elias, dentre outros.

O laboratório tem entre seus integrantes os professores Deivy Ferreira Carneiro, Sérgio Paulo Morais e Paulo Sérgio da Silva. 

Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1H - Sala 1H 247
Tópicos: 
Serviço

Processo Seletivo - Procedimentos para candidatos às vagas destinadas às cotas raciais

por Portal PPGHI
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 28/06/2023 - 14:24
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Documentos / Serviços
Requisitos: 

Os candidatos às vagas destinadas a cotas raciais, ou seja, PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFU, deverão apresentar no ato da inscrição, documento emitido pelo Grupo de Trabalho de Heteroidentificação da Pós-Graduação, com o deferimento de sua autodeclaração de cor/raça, que deverá ser solicitado verificando sua adequação em uma das condições abaixo listadas: 

 

Portador de documento comprobatório contendo deferimento em procedimento de heteroidentificação emitido pela UFU 

Caso não tenha acesso ao documento, ele deverá ser solicitado à DIRPS/PROGRAD antes de iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. 

A qualquer momento, caso necessário, a UFU poderá averiguar a veracidade do documento. 

Portador de documento comprobatório contendo deferimento em procedimento de heteroidentificação emitido por outras instituições públicas federais de ensino superior 

Nesse caso o candidato deve providenciar documento original na instituição em que foi realizada o procedimento antes de iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. 

A qualquer momento, caso necessário, a UFU poderá averiguar a veracidade do documento. 

Solicitante de procedimento de heteroidentificação complementar à sua autodeclaração 

Iniciar a solicitação no SEI!UFU, conforme instruções abaixo. 

Casos omissos deverão ser analisados pela DIEPAFRO, NEAB e PROPP. 

Compete aos órgãos diretamente envolvidos, juntamente com a comissão de heteroidentificação da UFU designada para essa finalidade realizar a análise de cada caso. 

 

No caso de candidato indígena, deve-se apresentar ainda o RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena).  

O candidato às vagas destinadas às cotas PPI somente poderá se inscrever em processos seletivos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFU, quando estiver de posse do documento de Deferimento da AUTODECLARAÇÃO, realizado mediante procedimento de heteroidentificação.

 

A solicitação será feita EXCLUSIVAMENTE através do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI! UFU), conforme diretrizes abaixo: 

 

  1. O(a) candidato(a) deverá acessar o módulo Usuários Externos no portal SEI!UFU e cadastrar-se para acesso inicial, conforme orientações disponíveis no site https://ufu.br/sei/usuario-externo-peticionamento
  2. Após validação do cadastro, logar no SEI!UFU, e, em peticionamento, gerar novo processo; 
  3. Escolher o tipo "Stricto Sensu: Inscrições - Processo de Seleção (Cotas)". 
  4. Preencher e assinar o documento principal (Solicitação de Homologação/Validação de Autodeclaração de Cor/Raça), e anexar os demais documentos solicitados, em formato PDF e legíveis: 
  5. Documento de identificação: RG (frente e verso) / CPF (caso não tenha os dados no RG) ou passaporte. 
  6. Registro fotográfico: Foto individual atual (foto frontal; boa iluminação; fundo branco; roupas claras; sem maquiagem; sem óculos; cabelos soltos; sem agasalho ou roupa de frio; sem filtros de edição; boa resolução). 
  7. Se deferido em processo anterior de heteroidentificação da UFU ou outra instituição federal de ensino: documento comprobatório. 
  8. Finalizar o peticionamento. 

 

 Os Recursos também serão submetidos EXCLUSIVAMENTE através do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI! UFU):

 

  1. O(a) candidato(a) deverá gerar um peticionamento intercorrente, indicando o número do processo da solicitação inicial. 
  2. Inserir e preencher o documento principal (Recurso à Solicitação de Homologação/Validação de Autodeclaração de Cor/Raça). 
  3. Anexar a documentação comprobatória que julgar necessária e finalizar o peticionamento. 

 

CRONOGRAMA DAS ETAPAS - 2º SEMESTRE

MÊS

PERÍODO/AÇÃO 

JULHO 

Solicitação (SEI!UFU): de 03 a 12/07

Análise Inicial: de 13 a 17/07

Interposição de recursos (SEI!UFU): 18 e 21/07

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 24 a 31/07

AGOSTO 

Solicitação (SEI!UFU): de 1º a 05/08

Análise Inicial: de 07 a 10/08

Interposição de recursos (SEI!UFU): 11 a 16/08

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 17 a 25/08

SETEMBRO

Solicitação (SEI!UFU): de 1º a 06/09

Análise Inicial: de 08 a 13/09

Interposição de recursos (SEI!UFU): 14 a 18/09

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 19 a 27/09

OUTUBRO

Solicitação (SEI!UFU): de 02 a 06/10

Análise Inicial: de 09 a 13/10

Interposição de recursos (SEI!UFU): 16 a 18/10

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 19 a 27/10

NOVEMBRO

Solicitação (SEI!UFU): de 1º a 07/11

Análise Inicial: de 08 a 14/11

Interposição de recursos (SEI!UFU): 16 a 20/11

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 21 a 28/11

DEZEMBRO

Solicitação (SEI!UFU): de 1º a 05/12

Análise Inicial: de 06 a 08/12

Interposição de recursos (SEI!UFU): 11 a 12/12

Bancas recursais e entrevistas presenciais e telepresenciais (caso seja necessário): 13 a 20/12

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: chpg@reito.ufu.br

Em breve será publicado o edital de seleção para ingresso no PPGHI em 2024. Acompanhem! 

Setor Responsável: